sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Alimentação do Sujeito

E aí que a criança que já comeu de tudo, um dia resolve comer mais nada. De uns tempos pra cá Caio entrou numa de complicar a vida da mãe. Vivo pensando em planos mirabolantes para fazê-lo comer uma comidinha razoavelmente saudável. Só pra contextualizar - ele não come carne, peixe, arroz... legumes e verduras só disfarçados, etc, etc. Sentiu o drama???

Me sinto totalmente refém da situação, culpada, descabelada e todos os adas possíveis rsrs. Mas como esperança é a última que morre, sigo com o pensamento de que um dia tudo vai mudar. Afinal de contas preciso de um parceiro para churrascaria, já que marido não come carne {tal pai, tal filho?}.

Resumindo, macarrão e sopa são as únicas coisas que o figura aceita comer. Então, o combinado é comer algum tipo de macarrão no almoço e sopa no jantar. Na sopa entram legumes, verduras e carne {essa sem ele saber, batida}. Variações com ervilha e lentilha também.

O macarrão até um tempo atrás era só com molho branco, único que agradava o paladar do rapaz. Agora, criamos variações do tal molho branco, acrescentando algum legume ou verdura que dê uma cor ao molho e aí dizemos que é o molho de algum personagem. Nessa onda, criamos:
- molho de tomate } molho do Homem-aranha
- molho branco com espinafre } molho do Hulk
- molho branco com cenoura } molho do Nemo
- molho branco com beterraba } molho do Barney
- macarrão com feijão } molho do Batman

#os molhos foram nomeados pelo próprio rsrs
#dou uma variada nos ingredientes do molho branco, às vezes com iogurte, requeijão, creme de leite, um queijinho light...e por aí vai.

Sei que nessa onda agora ele não come mais só aquele molho branco zero nutritivo,  tá longe de ser o ideal, mas pelo menos vai um nutrientezinho embutido. Tenho encontrado também umas massas mais interessantes. Já comprei uma de quinoa, outra de 4 grãos...enfim, sou leiga, não sei qual é o efeito disso, mas a gente tenta.

E pra finalizar, outra tática que tem funcionado pelas bandas lá de casa: peço pro Caio ser meu ajudante e dou algumas tarefinhas pra ele. Assim, "ajuda" no preparo, fica mais empolgado e cria menos encrenca na hora de comer. Além disso, fico mais pertinho dele e outra idéia é ver se ajuda a desenvolver o conceito de que não é só mulher que vai para cozinha, que é lugar pra homem também!

Beijos, Vanessa