etc

Galerinha

Apesar do atraso, precisamos registrar esse momento. Conseguimos unir essa galerinha linda no dia das crianças. Afinal coisa boa essa de ser criança, tem mesmo que ser celebrado! Ainda mais com essas crianças maravilhosas que cruzaram nossos caminhos!
Engraçado é que, ao ver essa foto, passa um filme pela cabeça. Voltei láaaa no tempo da faculdade, lembrando como era a vida, os papos que rolavam naquela época... Tempo bom... Como, em pouco tempo (vamos pular detalhes desse tempo rsrs), a vida muda. Mas vou contar uma coisa, ô mudança boa. Delícia ver nossas amigas queridas com seus filhotes nos braços. E vamos em frente!

Bjos, Vanessa

A Alimentação do Sujeito

E aí que a criança que já comeu de tudo, um dia resolve comer mais nada. De uns tempos pra cá Caio entrou numa de complicar a vida da mãe. Vivo pensando em planos mirabolantes para fazê-lo comer uma comidinha razoavelmente saudável. Só pra contextualizar - ele não come carne, peixe, arroz... legumes e verduras só disfarçados, etc, etc. Sentiu o drama???

Me sinto totalmente refém da situação, culpada, descabelada e todos os adas possíveis rsrs. Mas como esperança é a última que morre, sigo com o pensamento de que um dia tudo vai mudar. Afinal de contas preciso de um parceiro para churrascaria, já que marido não come carne {tal pai, tal filho?}.

Resumindo, macarrão e sopa são as únicas coisas que o figura aceita comer. Então, o combinado é comer algum tipo de macarrão no almoço e sopa no jantar. Na sopa entram legumes, verduras e carne {essa sem ele saber, batida}. Variações com ervilha e lentilha também.

O macarrão até um tempo atrás era só com molho branco, único que agradava o paladar do rapaz. Agora, criamos variações do tal molho branco, acrescentando algum legume ou verdura que dê uma cor ao molho e aí dizemos que é o molho de algum personagem. Nessa onda, criamos:
- molho de tomate } molho do Homem-aranha
- molho branco com espinafre } molho do Hulk
- molho branco com cenoura } molho do Nemo
- molho branco com beterraba } molho do Barney
- macarrão com feijão } molho do Batman

#os molhos foram nomeados pelo próprio rsrs
#dou uma variada nos ingredientes do molho branco, às vezes com iogurte, requeijão, creme de leite, um queijinho light...e por aí vai.

Sei que nessa onda agora ele não come mais só aquele molho branco zero nutritivo,  tá longe de ser o ideal, mas pelo menos vai um nutrientezinho embutido. Tenho encontrado também umas massas mais interessantes. Já comprei uma de quinoa, outra de 4 grãos...enfim, sou leiga, não sei qual é o efeito disso, mas a gente tenta.

E pra finalizar, outra tática que tem funcionado pelas bandas lá de casa: peço pro Caio ser meu ajudante e dou algumas tarefinhas pra ele. Assim, "ajuda" no preparo, fica mais empolgado e cria menos encrenca na hora de comer. Além disso, fico mais pertinho dele e outra idéia é ver se ajuda a desenvolver o conceito de que não é só mulher que vai para cozinha, que é lugar pra homem também!

Beijos, Vanessa

Mateus Chegou!!


Chegou quem faltava!! Nasceu sexta passada, Mateus, meu afilhado e filho da dinda do Miguel!! Apressadinho, chegou 1 mês antes do previsto... mas veio saudável e pronto pra encarar a vida.
Eu já estava achando que ele viria antes ... mas na sexta, quando Camila ligou dizendo que estava começando a sentir uma cólica.... afe! Logo depois ela ligou já em trabalho de parto e fiquei mega nervosa rsrsr parecia que era comigo! Detalhe que não fiquei nervosa assim no meu parto.
Miguel super se empolgou vendo o neném da dinda Amila (como ele diz) e por enquanto, não teve ciúme!
Bem vindo meu amorzinho, que vc seja muito feliz, saudável, bagunceiro, que encha de alegria a vida da sua mãe e do seu pai, e, que tenha uma vida muito longa e alegre!
Ah! E quando sua mãe estiver muito chata, pegando no seu pé, pode arrumar a mochila e ir pra casa da dinda! rsrs
Bjos, Evelin!





Feliz Dia do Amigo!!!


Beijos, Evelin!





Pula a Fogueira Iáiá


Adoro essa época de festas!! Acho tudo lindo e gostoso! Mas o mais bacana foi ver Miguel e Caio empolgados com a festa "aipila" como diz Miguel.
E eles que já são fofos de todo jeito ficaram mega fofos vestidos de caipira. Com direito a bigode, costeleta e cavanhaque.
Um colocava o chapéu, o outro colocava...um tirava o chapéu, o outro tirava. E teve até o Caio ajeitando Miguel e falando: Tá bonito hein rapaz!!
Não é pra morrer de amor?

Bjos, Evelin






Amigos!!!


Nós fazemos parte de um grupo de amigas que, por acaso, teve filho em épocas bem próximas. 
O querido amigo aí da foto abaixo é o Leandro, filho da Nanda, tb amiga de faculdade.
Leandro, Caio e Miguel nasceram no mesmo ano... Caio no início, Leandro no meio e Miguel no fim.
No chá de bebê da Vanessa, a Nanda estava grávida. No chá da Nanda, eu estava grávida.
O mais legal de tudo é que hoje os 3 brincam juntos e é muito lindo ver amigos desde tão cedo.
Mais bacana ainda é ver como que 3 crianças com idades tão próximas podem ser tão diferentes em algumas coisas.
E, além das amigas de cada uma, nesse nosso grupo de amigas em comum, tem a Marcella com sua pequena Beatriz e a Camila com o Mateus, que tá quase chegando! Acho que teremos muitas fotos dessa turminha aqui ainda!




Bjos, Evelin.





O Amor Não Tem Cor!


Miguel é filho de uma boa mistura!! Eu, sou branca palmito e meu marido negro. Durante a gravidez  T-O-D-A-S as pessoas do mundo ficaram curiosas pra saber de qual cor ele seria, e perguntavam isso mil vezes por dia...
Eu nunca me importei com isso, por vários motivos...
Primeiro pq não fazia de fato a menor diferença, segundo pq eu ia achar lindo de qualquer jeito, terceiro pq acho que a cor é só mais uma característica, assim como a cor do olho, o formato do pé e etc, e principalmente, porque o que eu mais queria e pedia o tempo todo era que ele viesse feito pra mim, do jeitinho que DEUS achasse que deveria ser... e veio!
Nasceu lindo (e isso eu já sabia!! rsrs), branco quase que nem a mamãe (pq igual a mim só liquid paper mesmo), mega parecido com o pai tanto fisicamente quanto em alguns trejeitos, com minha boca e meu pé, e com o cabelo.... bom, com o cabelo do pai rsrs.
Lembrei disso hoje pq estava trabalhando e encontrei com a mãe de um ex-paciente que não me via desde a gravidez, e a primeira coisa que ela perguntou foi:
- Tudo bem? E seu filho? É branco ou preto?
Pára tudo!! Como assim? É isso mesmo que importa?
Respondi tranquilamente que estava tudo bem, que meu filho está ótimo, feliz e é lindo.
Ah! A cor? Não importa! O amor não tem cor!

Beijos, Evelin





Falando de Alimentação


Conheci um blog  interessante que trata sobre a alimentação infantil – Marmita Baby. Algumas receitas gostosinhas, dicas novas, outras já conhecidas, mas válidas para refrescar a memória.


Compartilhando algumas delas:
REFOGAR COM ÓLEO - Evite refogar os alimentos com azeite, manteiga e margarina, pois quando aquecidas soltam uma substância chamada acroleina que é cancerígena. É recomendável usar sempre o óleo vegetal. Para dar aquele "toque especial" use o azeite sobre a refeição depois que ela estiver pronta ! Óleo, azeite, margarina e manteiga, cada um tem diferentes propriedades de gordura - poliinsaturadas, monosaturadas, saturadas, insaturadas. No aquecimento essas propriedades se modificam e os que apresentam resultados mais estáveis são os óleos, por isso é recomendado o uso.
LÍQUIDOS APÓS AS REFEIÇÕES - Não é recomendado que os pequenos tomem líquidos (água, sucos, ...) durante as refeições. A capacidade gástrica das crianças é muito pequena e ingerindo líquidos "enchem a barriga", consequentemente irão comer muito menos do que necessitam.
Deixe para dar o suco ou água uns 15 minutinhos depois!
IOGURTE DEPOIS DO ALMOÇO NÃO - O iogurte (assim como o leite) é um alimento que possui várias propriedades nutricionais, é rico em cálcio e  praticamente todas as crianças adoram. Porém evite de serví-lo logo após as refeições como almoço e jantar. O cálcio, presente no iogurte,  inibe a ação do ferro que costuma estar nos alimentos (no feijão, por exemplo) servidos durante o almoço e o jantar.
Então, para que um nutriente não anule o efeito do outro, sirva o iogurte no desjejum ou no lanchinho da tarde.
Beijos, Vanessa




Caio e a Música



Caio anda numa fase bem musical da vida. Tem musiquinha para tudo - além de todo o repertório das musicas clássicas da idade, tem também aquelas que inventa pra dizer que não vai comer o feijão nãaaooo..., que não vai fazer o xixi no troninho nãaaooo... Figuraça!


Bom, tinha que puxar a mãe em pelo menos alguma coisa, o gosto pela música.


Uma das mais tocadas lá em casa nesse fim de semana foi o funk do xixi. Pedia pra ouvir toda hora. Seria alguma identificação??? Muito bacana, pra quem não conhece, é do cd Casa Amarela Da Ivete e do Saulo.


No carro também é ele quem manda no repertório musical. Escolhe cada música que vai tocar. Adoro!


E para ilustrar, segue um vídeo do figurinha cantando:

Beijos, Vanessa





Beatriz Chegou!!


Nasceu ontem a Beatriz, filha da Marcella, uma amiga muito querida desde os tempos da faculdade. A Marci  sempre teve como objetivo maior na vida ser mãe. Nós aqui do quintal estamos muito felizes!!!
Felizes por tudo!! Porque a  Marcella realizou seu grande sonho, porque a Beatriz nasceu  linda, saudável e gostosa, porque vamos poder falar do nosso assunto preferido (filhos) com mais uma amiga e porque os meninos acabaram de ganhar mais uma parceira de bagunça.
Bem vinda Beatriz!! Que sua vida seja longa e feliz! Os meninos estão ansiosos pra brincar com você!


Beijos, Evelin.




Intolerância à Lactose? Soja? Dentes?

Miguel andou meio complicadinho nos últimos dias...  Uma assadura eterna intensa  se instalou nele e pronto! Tudo fazia piorar!
Mudamos de fralda, pomada, lenço, algodão... tiramos alimentos que soltam o intestino, alimentos ácidos,  frutas cítricas, mudamos para leite com baixa lactose, sem lactose, leite de soja e ... nada!
Aliás, quem dera que nada acontecesse, o bichinho já tava gritando a cada xixi que fazia.
Depois de mil tentativas (isso num prazo de uns 10 dias) o pediatra resolveu cortar toda a lactose e toda a soja porque estava suspeitando de uma intolerância cruzada.
O corte de alimentos é bem radical e inclui tudo que possa ser feito com leite e todos os derivados, óleo de soja e  qualquer coisa que tenha traços de leite (danoninho, suquinhos de soja, biscoitos, bolos, farinha tipo mucilon, etc, etc)
A ideia é ir reintroduzindo, aos poucos, os alimentos, aumentando a quantidade de lactose e, por fim, a soja.
Aí  questões surgiram: a primeira é a consistência dos alimentos... A maioria dos biscoitinhos sem lactose são duros e Miguel não consegue mastigar, restando poucas  e caras opções. Eles  nunca foram uma refeição no cardápio do Miguel, mas ele gosta de comer seu biscoitinho Maisena junto com o suco.
A segunda questão são os dentes... Já disse aqui no blog que Miguel tem a dentição atrasada. Até bem pouco tempo ele só tinha 2 dentes.  E quando esses 2 dentes nasceram ele sofreu bastante com diarréia, vômito, assaduras, enfim... O pediatra não acredita nessa relação dente x reação.
Fato é, que assim que começamos a desintoxicação, ao mesmo tempo, 3 dentes romperam a gengiva e um outro está  quase lá. E agora?
Continuamos na vida sem lactose, aliás hoje introduziremos leite com 10% de lactose, mas fico muito na dúvida ... Será mesmo intolerância? Será reação aos dentes nascendo ao mesmo tempo? Será tudo junto? Só o tempo e a tal reintrodução poderão responder.
Bjos, Evelin!



Prefiro o Homem-aranha!!!

Pedi pro Miguel pegar o chinelo do Batman e ele veio direto me bater com o chinelo. Depois pedi de novo e aconteceu a mesma coisa, e de novo...
Aí pedi pra pegar a blusa do Batman e ele fez igual, pegou a blusa e veio me bater com ela.
Finalmente entendi! Toda vez que falamos Batman, ele acha que é pra bater... tipo, mamãe fala:
- Filho, pega o chinelo do Batman!
Miguel entende:
- Filho, pega o chinelo e bate!!!
Conclusão: preciso mudar o herói... Acho que prefiro o homem aranha!!!
Bjos, Evelin




Lá Vou Eu, Lá Vou Eu...



Depois de longas férias, com muita brincadeira, piscina, praia, parquinho, aniversário, amigos e tudo mais, estamos de volta à falta de rotina!! Mas aí, quando achamos que o ano começou, vem alguém e lembra que o carnaval ainda não passou, e esse é o marco do início do ano.
E por falar em carnaval, dia desses tava em casa com Miguel e passa na TV uma propaganda sobre carnaval... e a criança saiu sambando! Já disse antes aqui no blog o tanto que ele gosta de música e de dançar, mas samba é demais pra essa pobre mãe, que nunca foi fã das festas de Momo!
Já vi tudo.... já vi meu carnaval passando em blocos infantis e coisas do gênero! Haja ziriguidum!!
Bjos, Evelin.




Dor de Dente?



Fiz aniversário essa semana e ganhei um belo presente do meu filho: nasceu seu primeiro dentinho. E segundo Tb... no dia seguinte.  Miguel sempre se desenvolveu muito bem,  mas o dente... já tinha perguntado 20 vezes ao pediatra e umas 10 ao dentista e todos disseram  que é normal, que em algumas crianças o dente nasce mais tarde e tal.
 Mas como tenho implantado em mim o chip da neura, ficava na maior expectativa.
Pois bem,  nasceu o dente e junto com ele um monte de coisas...irritação, mal estar, vômito, diarréia... tadinho do meu filho, descobriu que dói crescer.
O pior é que não existe acordo nesse assunto. Os pediatras que conheço dizem que nada disso está relacionado ao dente. Por outro lado, as mães e babás afirmam que tudo acontece por causa dele. E aí? Toda criança tem reação quando nasce o dente?
O jeito vai ser torcer pra passar logo, pra que o pequeno não tenha mais nada quando os outros nascerem, e curtir mais ainda meu filhote na nova versão com dentes.
Bjs Evelin



Mesversário


Até fevereiro desse ano, quando Caio fez 1 aninho, todo dia 18 rolava uma comemoração lá em casa. Era o mesversário do pequeno. A vó se encarregava do bolo, a tia do docinho, sempre uma festa.
O engraçado é que, antes de ser mãe, achava que isso era bobeira, desnecessário, etc  etc. E depois que Caio nasceu, lá estava eu todo mês cantando parabéns mega empolgada, soprando velinha, lambendo a cria. Então, nada melhor do que ser mãe pra fazer rolar por água abaixo tudo aquilo que antes considerávamos bobeira e desnecessário. Caio trouxe tanta alegria para mim e para todos que o cercam que encontramos um ótimo motivo para comemorar cada mês da sua linda existência!
Assim se foram os 11 meses, todos religiosamente comemorados. Me lembro do penúltimo mesversário, em 18 de dezembro, Evelin lá em casa, barrigãaaao, Miguel na cara do gol, esperando para nascer no dia seguinte! E passado 1 mês, eu comemorava o último mesversário  do Caio, e Evelin dava início às comemorações de mesversário  do Miguel...
Caio fazendo 1 mês


Eu (Evelin) acompanhei muito de pertinho a gravidez do Caio, e pra minha surpresa,  logo na sequência estava esperando Miguel... participamos dos mesversários  do Caio e ele dos do Miguel, aliás, hoje é o último mesversário dele. Nossa! Meu filhotinho tá fazendo 11 meses!! Passou muito rápido....
Meu bebezinho não é mais tão bebezinho assim... Fala mama, papa, responde 1 quando perguntamos quantos anos vai fazer,  anda, faz mil gracinhas que ele sabe que fazem sucesso, mas... Como assim já vai fazer 1 ano?!?!
Cada dia tem uma novidade, uma gracinha, uma pirraça, e fico achando que se eu não prestar muita atenção em tudo vai passar mais rápido ainda. Ai céus!!
Tenho que deixar registrado que esses foram os 11 meses mais doidos da minha vida, mais cheios de emoção, de alegria, de preocupação, de falta de tempo, mas que espero de coração que possa viver pra ter isso pelos meus próximos 50 anos, no mínimo!!! Amo minha Nova identidade, Mãe do Miguel!!
Obs: Como falamos acima, Caio e Miguel sempre estiveram juntos nos mesversários, mas é quase impossível conseguir fotos decentes dos dois juntos... Então vamos de foto individual.
Miguel com 11 meses


Bjos, Vanessa e Evelin.


O Que Faz uma Mãe Feliz

Recentemente li sobre uma pesquisa britânica que investigou o segredo para a felicidade materna, feito com 4 mil adultos, e os itens mais citados foram:
ü    Brincar duas horas por dia com as crianças
ü    Dormir pelo menos seis horas por noite
ü    Sair a sós com o marido
ü    Conseguir fazer ginástica
 E aí, preencheram todos os critérios??
No meio da correria que vivemos esse equilíbrio muitas vezes é um desafio. Mas vamos lá, momento reflexão e traçar metas!
Bjos, Vanessa




O Que é que tem na sopa do neném



Sempre me preocupei com a alimentação do pequeno. Quais as combinações, a carne, o tipo de feijão, se já comeu muito do mesmo alimento na semana, se tem as vitaminas que precisa, enfim...
Mas, a minha criatividade tem limites e várias vezes fico sem inspiração. Daí, entra na internet, vasculha daqui, futuca de lá e pronto, achei no Facebook um comentário sobre o site da Pampers e as idéias bacanas que tem lá.
Fui conferir e gostei  bastante do que vi. Tem de tudo um pouco. Um mundo de assuntos, todos organizados por tema, idade e tal. Vale à pena conferir tudo.
Lá no site você acha O Livro de Receitas do Bebê.  São várias receitas de comidinhas, com tempo de cocção, com possibilidade de escolha dos ingredientes, refeições vegetarianas, refeições sem leite, que podem ser congeladas e tudo mais.
Nós indicamos! Afinal, todo mundo gosta de uma comida gostosa e diferente e, com tanto ingrediente nesse Brasil, só faltava um livro de receitas pros filhotes.
Bjos, Evelin.