educação

Exemplos

Na mesma velocidade que eles aprendem a falar, aprendem a argumentar. Agora lá em casa tudo tem que ser muito bem explicado e os porquês chovem ao longo do dia. Surgem também as resistências verbalizadas e justificadas - "não queio escovar o dente porque tá já escovei de manhã", "não queio cortar a unha porque tá bonita assim mesmo", e por aí vai, um festival de "não queio".


E aí vem vc, mãe paciente, explica tudo nos mínimos detalhes, fala do bichinho da cárie, do sr bafão, do sr banguela e nada. Então, nesses momentos de crise, tenho criado umas historinhas, reproduzindo exatamente a mesma situação, só que entra um personagem na parada. E Caio super curte, vidrado na história e quando acaba sai correndo pra fazer o que eu estava há séculos tentando convencer. Engraçado como os maus exemplos alheios exercem poder!


Nessa onda das histórias, temos 3 vilões personagens que no final viram mocinhos: O João, que morde os amigos; o José, que não gosta de escovar os dentes; e o Joaquim, que não gosta de cortar as unhas. Vira e mexe faço confusão com os nomes e ele mesmo corrige: _ não mamãe, tá errado, esse é o que não gosta de cortar as unhas. rsrsrsr Nem preciso dizer o desenrolar da história - os meninos não fazem o que a mãe está pedindo e se dão suuuper mal. No final voltam atrás e vivem feliiiiizes para sempre.


Sei que isso tem sido uma beleza, sigo criando historinhas. O filme Toy Story, também tem um personagem, o Cid, um menino que maltrata os brinquedos, que também já serviu muito de exemplo a não ser seguido. O Cid é tão citado lá em casa que parece até um habitante do local.


Bjos, Vanessa



Brinquedos e Brincadeiras


Essa semana li uma coluna na Pais e Filhos que falava sobre brinquedos e brincadeiras e, dentre outras informações, dizia do péssimo hábito de se comprar muitos brinquedos, em especial os eletrônicos, e de se fazer cada vez menos brincadeiras.
Eu sou bem mais consumista do que gostaria e, por ter filho e trabalhar com criança, acabo comprando brinquedos demais. E necessariamente não é desperdício, pq além das doações de sempre,  acabo levando vários brinquedos do meu filho, quando não estão sendo utilizados em casa, pro consultório. E assim o brinquedo é usado atééé o fim de seus dias.
O importante mesmo é saber brincar, e pra isso não é necessário ter brinquedos caros, bacanas, da moda, com luzes, botões e etc.  É preciso ter criatividade, ter alguém que te ensine ou que aprenda com vc, ter curiosidade, ser criança como nos velhos tempos.
Mas eu também não condeno esses brinquedos que citei acima não!! Adoro! Compro  pro meu pequeno e  brincamos muito.
 O melhor de tudo é saber que o brinquedo pode ser explorado de diversas formas diferentes. Não é  pq  vem como uma regra específica que só pode ser usado daquele jeito.  Respeitadas as normas de segurança, todo brinquedo pode servir para o que vc quiser.  Pra mim não existe nem  brinquedo que faça mal nem brinquedo educativo, o que existe é brinquedo! O uso dele é determinado por quem brinca.
E é aí que entra a brincadeira. O brinquedo sozinho não pode fazer nada, mas a brincadeira sim... Essa pode te ajudar a respeitar o outro, compartilhar, aprender regras pra vida inteira, a ser mais criativo, mais independente, mais esperto, ajuda no aprendizado escolar e muitas outras mil coisas.
Brincar requer disposição e vontade, e os brinquedos são muito bem vindos, mas não são indispensáveis!
Brincar todos os dias, seja de algo conhecido, seja ensinando uma brincadeira nova, no tempo que for possível, é uma das melhores contribuições que podemos dar para o futuro dos nossos filhos.
Beijos, Evelin.




Adeus Fraldas, Adeus Mamadeira!



E o que parecia ser um bicho de sete cabeças se desenrolou depois da reunião na escola. Em casa, cenário caótico, muito choro e muita resistência na hora de ir ao banheiro, como contei aqui. Já na escola, aaaah, como ele ia pagar esse micão?! Lá, comportamento exemplar, nada de choro, maior pose de rapaz. E esse retorno da professora foi decisivo porque, a partir daí, ajustamos algumas posturas em casa e eu, que já estava prestes a recuar, ganhei fôlego para continuar. Nos apoiamos no comportamento dele na escola e era esse o nosso argumento para cobrar que ele fosse ao banheiro direitinho.
Enfim, o nó se desfez, e rápido. Conquistamos o controle do esfíncter e a vontade de resolver número 1 e número 2 no banheiro. E o desfralde noturno talvez já esteja batendo na porta porque as fraldas amanhecem sequinhas e o bichinho acorda doido por um banheiro! Na rua também, já começamos a frequentar os banheiros públicos... aliás acho que esse assunto daria um outro post, tamanha complexidade rsrsrs
A mamadeira também bate em retirada. Caio tomava seu leite do café da manhã na sua querida mamadeira... Rolava todo um charme, só para amolecer o coração da mãe. Mas agora que ele está se sentindo um super rapaz, aceitou trocar por um super copo do Batman!
Ô coisa boa ver nosso pequeno vencendo seus pequenos desafios... e ô aperto no coração ver o pequeno cada vez menos pequeno!
Beijos, Vanessa




Os Melhores Livros Infantis



A edição desse mês da revista Crescer traz a seleção dos 30 melhores livros infantis do ano. O site está um barato, com vídeos de todos os livros indicados. Dá para fazer um test drive antes de adquirir. Adorei a seleção, são livros de excelente qualidade nos seus enredos e na ilustração. Achei quase todos (da faixa etária 2/3 anos) na loja virtual da Saraiva e alguns na Travessa. Por enquanto já lemos lá em casa Uma lagarta muito comilona, Dez Patinhos e Gildo. Todos muito bacanas, sendo que o da lagarta me encantou ainda mais pelo estilo da ilustração.
Vale a pena conferir ;-)

Beijos, Vanessa




Rumo à independência!



Andamos numa fase de muita independência lá em casa! É fofo e cansativo ao mesmo tempo! Fofo porque vejo meu filhotinho virando um rapazinho (ok, ok, isso dói também!)... E cansativo porque as refeições demoram bem mais.
Daí que Miguel no alto de seus 1 ano e 5 meses resolveu que quer sentar conosco à mesa. Nada de cadeirão! E quer comer sozinho, com talheres de inox (ainda bem que existem uns ótimos, pra criança e tudo mais). Lógico que ainda não consegue comer tudo sozinho e metade cai da colher, precisamos ajudar, mas quem se esforça sempre consegue rsrs.
Aí aproveitei sua fase “já sou rapaz” e resolvi encarar a tal da mamadeira de frente. Confesso que não sou fã da mesma, apesar de reconhecer sua ajuda! Mas enfim, ser fono nessa hora deixa a gente com muito mais neura do que qualquer ser normal, e sempre fico pensando nos prejuízos... enfim, começamos tirando a da manhã e deu tudo certo!! Agora, mamadeira, só a da hora de dormir... por enquanto!
Vamos ver quais serão os próximos passos rumo à independência!
Beijos, Evelin!




Desafios

Vida de criança não é mole não. Desde que saem da barriga os bichinhos têm uma série de desafios a encarar. Lá em casa já encaramos muitos, mas sabemos que ainda temos muitos pela frente.

No momento, 2 desafios imperam pelas bandas lá de casa. Um deles é a transição berço-cama. Aí vamos muito bem obrigada, Caio se adaptou bem à nova caminha e já consegue adormecer por lá, sem aquele processo de antes - cama da mamãe e do papai > berço. E também sem escapadas ao longo da madrugada. Se acorda, basta uma conversinha suave e um cafuné e volta a dormir por lá mesmo. Ufa, passamos por essa.

Agora, o segundo desafio é nada mais, nada menos que o Desfralde..... Mesmo escrevendo, chego a suspirar. Que coisa mais difícil! Sei que pra cada um acontece de um jeito, andei lendo muito por aí, experiências de outras mães e isso tem sido importantíssimo.

O cenário atual - muuuitos xixis e cia na cueca e no chão, quilos e quilos de roupas para lavar, choros e mais choros no momento vamos ao troninho, e, esse é o melhor - chegou a dizer algumas vezes que era um bebê (contextualizando - depois que fez 2 anos, bebê virou palavra proibida lá em casa, corrigia sempre que alguém o chamasse assim, dizendo que era um ra-paz).

Enfim, vamos driblando os percalços e seguindo rumo à cueca limpa! rsrs

Beijos, Vanessa




Livros para o Desfralde

Vou perseverar no assunto livro. Estive ontem na livraria Travessa e me senti no paraíso. Achei uma das livrarias com mais variedades para os pequenos. E embarcando no contexto desfralde, que se aproxima lá em casa, encontrei mais um livro interessante que aborda o assunto de uma forma divertida: "Cocô no trono", da companhia das letrinhas.


Outro dessa linha é o "O que tem dentro da sua fralda?", da brinque book, temos lá em casa e também é ótimo.

E vamos rumo à mais uma conquista, com nossos livrinhos embaixo do braço.

Beijos, Vanessa



Livros

Caio começou esse ano na escola. E estou adorando tudo. Ele está se sentindo. Ai de quem o chamar de bebê, na mesma hora corrige e diz que é um rapaz! A realidade é que ele está crescendo e com isso surge um sentimento ambíguo demais, como assim não é mais meu bebê... mas ao mesmo tempo é tão lindo vê-lo crescer... Enfim, isso é papo para outro post ou váaarios outros.


Dentre as novidades que têm me atraído, estão os vários livrinhos que surgiram com a escola. Toda sexta-feira vem um livrinho novo para casa. Gostei bastante da coleção Plic Ploc: Volte, Borboleta! e A pipa está indo embora. As histórias são bacaninhas e ainda estimula habilidade motora porque a criança precisa prender a borboleta ou a pipa nas cenas:




Nesse mês eles vão trabalhar com um livro de uma coleção que também achei super interessante. O livro da vez é "Quando me sinto bondoso", da autora Trace Moroney. Cada livro dessa coleção aborda um sentimento, as crianças podem conhecer e aprender a lidar com cada um deles. Por enquanto já conseguimos implantar o por favor e o obrigado lá em casa, tendo como exemplo o coelho bondoso! Tive que adquirir também "Quando me sinto irritado", estamos bem nesse momento, rsrs. Outros títulos da coleção: Quando me sinto triste, Quando me sinto amado, Quando sinto inveja, Quando sinto medo e Quando me sinto feliz.


Depois volto para compartilhar mais ;-)

Beijos, Vanessa




A Tal da Linguagem



Nós aqui do quintal, somos mães, mas também somos fonoaudiólogas, e mais do que isso, trabalhamos exatamente com desenvolvimento de linguagem, ou seja, estávamos já nos sentindo obrigadas a falar desse assunto já que vivemos isso o tempo todo!

Aqui no blog a gente gosta mesmo de ser só mãe, de expor nossas dúvidas, experiências... mas fica difícil não falar de linguagem... tantas mães se preocupam com a hora que seus filhotes vão falar, como isso vai acontecer... Nós também!!

Inclusive já falamos aqui sobre questões de fala e linguagem que geraram angústias, quando Caio, por exemplo, ensaiou demorar a falar. Angústia superada, mãe fono tranqüila, seguindo em frente com a estimulação.

Mas a linguagem vai além. Existe uma diversidade de questionamentos e dificuldades que podem surgir no percurso do seu desenvolvimento. Atraso na aquisição da fala, trocas de sons na fala, gagueira, distúrbio específico de linguagem (DEL), autismo – que traz questões de linguagem associadas, problemas com a alfabetização, dislexia.....e por aí vai.

E como saber se está tudo bem? Será que tem tempo certo pra falar? Trocar letra é normal? Até quando? Quando precisamos procurar ajuda? Aff... São muitas questões!!

Então, nós, pais, devemos mesmo nos preocupar e acompanhar toda essa trajetória de desenvolvimento dos nossos filhos, tendo em mãos informações que vão ajudar a não só identificar a dificuldade como também a prevenir, através de estimulação adequada.

Deixaremos aqui o link de acesso à um capítulo nosso, que traz mais detalhes da tal da linguagem. Aliás, todo o livro está bem interessante, vale a pena a leitura.



http://www.abpp.com.br/revista_psicopedagogia/index.asp?ed=78
Beijos, Evelin e Vanessa


Dia Mundial da Conscientização do Autismo


O autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de Brasileiros.
Em crianças, o Autismo é mais comum que o câncer, a AIDS e a diabetes!!!
No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com Autismo .
O dia 2 de Abril é o DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.
O azul foi a cor escolhida para representar o Autismo.
No dia 2, participe desse movimento mundial, use azul, ilumine algo de azul, divulgue para seus amigos, na escola dos seus filhos, no seu trabalho... Seja uma voz para o Autismo!!
Mais informação e menos preconceito!
Para saber mais sobre o Autismo e sobre essa campanha, acesse:
www.RevistaAutismo.com.br/DiaMundial


Veja também o vídeo:


http://www.youtube.com/watch?v=fRy2rvdcIf0


Bjos, Evelin.






O Retorno



As férias se foram e a criança voltou a si. Digo as férias da mãe (Caio até então estava sempre de férias, rsrs). E digo se foram todos os estragos que uma mãe gera na cria depois de incontáveis dias agarrados o dia inteiro.
Escutei esses comentários ao longo desse período inteiro de férias, mas não levava nenhuma fé. Como, eu, mãe ligada na importância de educar, impor limites, ia ser a responsável pela criança ficar anti-social, só falar “nãaaaaoooo” para todas as pessoas diferentes de pai e mãe que se aproximavam, pela criança parar de comer tuuuudo e só aceitar miojo e ovinho..... entre outras coisitas a mais.
Enfim, não é fácil acreditar numa coisa dessa, não me vejo dando tanto mole assim para ele. E foi tãaaao bom ficar juntinho. Mas agora, de volta ao trabalho e à rotina normal do dia-a-dia, confesso que tenho que dar o braço a torcer. Não em tudo, é claro! Também, pera lá, não causei esse estrago tooooodo (pelo menos prefiro acreditar assim). Mas sinto que alguns deles sim. Porque “milagrosamente” Caio voltou a se comportar beeeem mais bonitinho depois que voltei a trabalhar. Mas continuo sem entender esse fenômeno. Acho que só Freud explica ;-)
Beijos, Vanessa




Caio, a Fala e a Mãe Fono 

Caio começou com as primeiras palavrinhas com 10 meses. “papá” e “mamã” (o papá veio primeiro, para felicidade do papai e frustração da mamãe – como assim, eu que carreguei no-ve-me-ses-na-bar-ri-ga e ele fala primeiro papá!!!). Brincadeiras a parte, não foi esse desespero todo, mas confesso que ia amar ainda mais se a primeira fosse mamã.
Até aí tudo bem, sou Fono, olhar super atento a isso. Depois de mamã e papá, veio “Abu” para coca-cola! O pai molhou a boca do bichinho e o encanto foi imediato. Daí em diante, a comunicação foi avançando, mas somente com sons ou pedacinhos da palavra (bola era bó, moto era brrrr, Barney era bá, homem-aranha era tsss, e por aí vai...). E aí, Caio fez 1ano e 2ms, 1 ano e 4ms, 1 ano e 6ms e na-da!
A mãe Fono começou a ficar preocupada (ou melhor, desesperada). Trabalho com isso todos os dias, estimulação de fala, linguagem ,etc.. fica difícil controlar a expectativa, mesmo considerando que meninos, em geral, têm um desenvolvimento mais tardio de fala.. Lógico que rolou uma avaliação, com tantas titias Fono não podia deixar escapar. E, nesses casos, avaliação de mãe não vale.
A parte boa é que, de umas semanas pra cá, tenho respirado mais aliviada porque o pequeno descobriu que não existem só sons e sílabas para se comunicar. Continua ainda com todo o seu repertório de sons para algumas coisas, mas tem repetido muito do que ouve. E eu, como sempre babando, achando isso o maior barato. Aquele ser fofo tão pequenino, com aquela voz grossa, aprendendo a expressar tudo o que quer (e o que não quer também....ahhh, essa parte é difícil.....).
E, para completar minha felicidade, hoje eu acordei com um beijo e um “ti amu”. Existe felicidade maior! Ele sabe que eu fico tooooda derretida com essa novidade e resolveu caprichar logo de manhã cedo. Esse mérito também é do papai, que treinou, treinou (massacrou, rsrs) pra sair o te amo mais especial do mundo.
Bjos, Vanessa


Os Melhores Brinquedos

Seguindo o post dos 30 melhores livros infantis, agora seguimos rumo aos brinquedos! 
Tem coisa melhor gente? 
Quando vamos a uma loja de brinquedos, não sei quem fica mais fascinado, os meninos ou nós. A-do-ra-mos! Certamente um dos nossos passeios preferidos e mais constante! 
Assim como os livros, brinquedo é fonte de muita estimulação para os nossos pequenos. Então, é legal ficar sempre de olho no tipo de brinquedo que pode trazer mais benefícios, de acordo com a idade e a demanda da nossa galerinha.
A revista Crescer (vou ficar devendo o mês) lançou uma matéria com os 50 melhores brinquedos de 2010. Uma seleção bem interessante, também por faixa etária, com resuminho e valor de cada um. 
Bjos,Vanessa                                   

                                                                                                                     







Os 30 Melhores Livros Infantis de 2010


Essa lista saiu há um tempinho atrás, na Crescer de junho, mas queria compartilhar aqui.  Achei muito legal porque os livros estão classificados por idade, com um resumo, faixa de preço e ainda tem um vídeo de crianças folheando o livro. Adorei. Uma ótima opção de presente para os amiguinhos! Vale a pena conferir: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI144009-17759,00.html

Depois vou postar aqui outros que não estão nessa lista mas que tenho em casa ou no consultório e aprovo total!

Bjos, Vanessa