quarta-feira, 8 de junho de 2011

Falando de alimentação

Conheci um blog  interessante que trata sobre a alimentação infantil – Marmita Baby. Algumas receitas gostosinhas, dicas novas, outras já conhecidas, mas válidas para refrescar a memória.

Compartilhando algumas delas:
REFOGAR COM ÓLEO - Evite refogar os alimentos com azeite, manteiga e margarina, pois quando aquecidas soltam uma substância chamada acroleina que é cancerígena. É recomendável usar sempre o óleo vegetal. Para dar aquele "toque especial" use o azeite sobre a refeição depois que ela estiver pronta ! Óleo, azeite, margarina e manteiga, cada um tem diferentes propriedades de gordura - poliinsaturadas, monosaturadas, saturadas, insaturadas. No aquecimento essas propriedades se modificam e os que apresentam resultados mais estáveis são os óleos, por isso é recomendado o uso.
LÍQUIDOS APÓS AS REFEIÇÕES - Não é recomendado que os pequenos tomem líquidos (água, sucos, ...) durante as refeições. A capacidade gástrica das crianças é muito pequena e ingerindo líquidos "enchem a barriga", consequentemente irão comer muito menos do que necessitam.
Deixe para dar o suco ou água uns 15 minutinhos depois!
IOGURTE DEPOIS DO ALMOÇO NÃO - O iogurte (assim como o leite) é um alimento que possui várias propriedades nutricionais, é rico em cálcio e  praticamente todas as crianças adoram. Porém evite de serví-lo logo após as refeições como almoço e jantar. O cálcio, presente no iogurte,  inibe a ação do ferro que costuma estar nos alimentos (no feijão, por exemplo) servidos durante o almoço e o jantar.
Então, para que um nutriente não anule o efeito do outro, sirva o iogurte no desjejum ou no lanchinho da tarde.

Beijos, Vanessa