sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Família misturada!!

Desde que Miguel nasceu eu tento comprar aqueles bonequinhos de pano que representam as pessoas da família.
Nunca tive muito sucesso pq na maioria das vezes o que achava eram kits completos, com todas as pessoas da mesma cor. E nós não somos assim!
Cheguei a mandar um mail para uma fábrica de bonecos desse tipo pedindo uma família misturada, mas a mesma me respondeu dizendo que isso não existe. Falaram ainda que o "normal" - exatamente com essa palavra - era que fossem todos da mesma cor, mas que eu poderia comprar 2 kits completos, um de cada cor e misturar!!
Enfim, passou o tempo e acabei deixando isso pra depois.
Até que Miguel começou a gostar de brincar com o teatrinho de feltro. Aí pesquisando na internet achei uma lojinha que faz dedoches do tema q vc escolher.
Pronto! Mandei fazer uma família como a minha: mãe branca, pai negro, filho misturado, 2 avós negras, 1 avô negro, 1avó e 1 avô brancos.
O mais legal de tudo é que Miguel não só adorou os dedoches como assim que abriu a caixa reconheceu como as pessoas da nossa família.
Hoje por exemplo ele acordou pedindo pra brincar com eles.
 
Bjos, Eve!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Brinquedos que fazem sucesso lá em casa!

Miguel é o cara da brincadeira! Já acorda e antes de dizer bom dia, diz: eu quero brincar de...
E cada hora inventa uma coisa diferente.
Ele brinca com tudo q tem no armário. Tem suas preferências, mas normalmente brinca com tudo.
Então, vou colocar aqui algumas dicas do que tem feito sucesso lá em casa ultimamente... tb serve como sugestão pra presentinhos para as milhões de festas de aniversários e outras datas.
Miguel amou esse cavalete! Ele é quadro negro, quadro branco com caneta e tb tem uns ímãs de figuras geométricas
.

Esses kits de pintura são ótimos! Em alguns é possível lavar depois de pintado e fazer tudo de novo.


Esse ainda não temos, mas é bem legal e funciona soprando as canetas pra colorir os moldes.


Boca Rica! Super da minha época (ui)! Adoramos!!


Dedoches de vários temas com teatrinho! Ótimo!


Pinote! Mais uma da minha época!


Carimbos! Tb coisa lá da infância mas q nunca perde a graça!


 
Bjos, Evelin





 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O figura da casa!

Miguel tá numa fase muito intensa!! Por vezes fica quase que insuportável de tão teimoso e desafiador, em outras vezes fica incrível de tão engraçado e bagunceiro.
Acho que estou escrevendo esse post pq não quero esquecer nunca as coisas que esse menino anda falando.
 
#
 
- Miguel para de mexer no dvd!
- Não tô mexendo, só tô vendo se funciona!
 
#
 
- Miguel, vem arrumar essa bagunça!
- Espera! Vou ver o que vai acontecer na novela e depois arrumo!
 
#
 
- Mamãe, eu sou um herói e vc é uma herora!
- Herora?
- Sim! Herora é uma herói menina!
 
#
 
Miguel tava jogando um monte de brinquedos no chão e eu :
- Se vc continuar fazendo essa barulho todo vamos ter q pagar uma multa pra vizinha de baixo.
- Uma multa? O que é MAMULTA? É a namorada do mamute? A mamulta e o mamute!

#

Vendo um machucadinho na barriga dele:
- Que machucado é esse?
- Foi minha namorada Luíza que fez!
- Como assim? Como ela te machucou?
- Não posso contar! É segredo de namorados!

#

Estávamos saindo de casa pra ir ao shopping e ele diz pro pai:
- Pai, nós que somos homens vamos sair e a mamãe vai ficar em casa sem fazer nada né!

#

Vendo uma foto minha com três amigas que tb tem filhos:
- Nossa! Uma foto só de mães! E os filhos? Estavam com os pais?

#

Vendo uns vídeos de quando ele estava começando a falar:
- Nossa! Eu era e bebê e falava! Então eu já existia!!

#

Bjos, Eve!




Futebol na Decoração do Quarto

Um tema que é unanimamente sugerido pelos pais e que certamente irá agradar aos pequenos.

Pequenos que já não se acham tão pequenos assim, que querem palpitar no quarto e afirmam que a decoração toda fofa, que a mãe bolou há pouco mais de um ano atrás, já não serve mais porque é de bebê.

Então, para quem for pesquisar o tema, algumas coisas bacanas que vi por aí:


Todos os produtos são da loja virtual DaliCasa.

Beijos, Vanessa



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Das conversas em rodinhas de mães ao consultório.


Meu filho ouve bem? Faz contato visual? Sentou, engatinhou, andou no tempo certo? E as primeiras palavrinhas, quando vão aparecer? E quando é que vai começar a formar frases? E essas trocas na fala, será que são normais pra idade??? Está gaguejando, e agora???

 

Mãe é um ser naturalmente preocupado e se tratando de Mãe Fonoaudióloga, essa preocupação passa a ter um tom ainda mais específico. Trabalhamos diariamente com crianças que apresentam dificuldade na comunicação, e essas dificuldades vão desde trocas de sons na fala até a ausência da mesma, como ocorre em alguns casos de autismo.

 

Então, desde que os meninos nasceram, ativamos o chip da preocupação com tais aspectos. E ativamos de verdade, com direito a conversas com amigas da mesma área, avaliações, lista de palavras, etc rsrsrs

 

Mas, pra começo de conversa é importante saber que de fato cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento, logo, uns começam a falar antes, outros um pouco depois e todos seguem se desenvolvendo.

 

Mas falar não é algo tão simples, muito menos uma atividade isolada, às vezes, o atraso pra falar não é só questão de tempo... Como saber se esse é o caso do seu filhote? Bom, para isso existem alguns parâmetros que servem pra nortear o desenvolvimento e dar uma idéia do caminho que a criança está percorrendo ou irá percorrer e no caso de algumas mães pra tirar onda que seu filho fala trocentas palavras com tantos meses.

 

Então, por exemplo, a partir dos 3 / 4 meses o bebê já começa a balbuciar, entre 9 e 10 meses já espaça as vocalizações dando espaço às respostas dos adultos, a partir de 1 ano começa a produzir as primeiras palavras e até os 2 anos já apresenta um repertório de aproximadamente 50 palavrinhas. Esses são uns dos marcadores pra gente ficar ligada.

 

Outro dado mega super importante é a brincadeira. Ela não só estimula o desenvolvimento da fala, como também é um ótimo sinalizador se está tudo caminhando bem ou não. Até 1 ano de idade as brincadeiras são mais motoras, os pequenos levam os objetos à boca, batem, socam, empilham, coitado dos pobres brinquedos, Woody e Buzz estão aí pra provar que não é moleza não.

 

A partir de 1 ano, os pequenos já começam a brincar imitando situações que eles vivenciam, iniciando o faz-de-conta. Aquela nossa boa e velha conhecida brincadeira de dar comidinha, dar banho nos bonecos, levar pra passear de carro, etc..

E brincadeira é algo que tem que ser feito todos os dias, porque dessa forma nossos pequenos aprendem, ensinam, se tornam mais criativos, falantes, elaboram melhor o pensamento...

 

Não podemos ficar na neura de achar problema em tudo, mas também não podemos fazer vista grossa e nos deixar levar pelas coloridas lentes de mães babonas, porque sim, nossos filhos sempre serão os mais sensacionais do mundo, mas pode ser que precisem de alguma ajuda ou estimulação.

 

Não é exagero procurar ajuda de um especialista se você acha que alguma coisa está errada ou está demorando pra acontecer com seu filho. Procure um bom profissional, competente, com referências. Exponha suas dúvidas, fale das suas preocupações, faça uma avaliação. Em boa parte dos casos é bem simples e uma boa orientação com atividades e brincadeiras, pra fazer em casa, já vai resolver. Em outros casos, será necessário fazer o tratamento, o que também não é nenhum bicho de sete cabeças e com certeza traz benefícios enormes para o futuro dos pequenos.

 

E falar de fono e de desenvolvimento infantil só não é mais complexo do que ser mãe, são tantos assuntos, tantas possibilidades, tantas questões. Mas é bom, muito bom! Trabalhar com essas pessoinhas é uma das melhores coisas da vida. Porque a melhor coisa da vida mesmo é ser mãe!

 

 

Vamos deixar o link de um artigo sobre desenvolvimento de linguagem, feito pra pais: (http://www.abpp.com.br/revista_psicopedagogia/index.asp?ed=78).

 

Beijos!

Evelin e Vanessa