quarta-feira, 18 de abril de 2012

Branco no preto ou preto no branco.

Desde que Miguel era muito pequeno ando em busca de um livrinho que aborde a mistura de raças de uma maneira bacana, livre de rótulos... impossível!
Já fui a várias livrarias, grandes, pequenas, famosas, desconhecidas... já deixei meu telefone em quase todas esperando alguém achar algum livro...
Já achei livro sobre doenças, manias, dois pais, duas mães, divórcio, morte, velhice e todo e qualquer outro assunto do mundo, menos sobre famílias misturadas.
Já entrei em contato com autores importantes e... nada.
Consegui vários livros que falam sobre diferenças, mas nenhum toca no assunto Cor da Pele.
Seria mentira dizer que não achei nada... achei... uns dois ou três, mas em todos o negro era pobre, empregado de branco, escravo, fugitivo...oi? É isso mesmo?
Então eu preciso ensinar a meu filho que preto sempre é pobre? Essa é a regra? Todo negro é pobre ou é inferior ao branco?
Aí fica difícil comprar um livro tão impregnado de conceitos né...
Obviamente existem livros que falam mesmo da questão dos escravos, de como a sociedade se forma e tudo mais, mas não estou me referindo a eles.
Queria apenas um livro que tratasse branco, preto, mulato e qualquer outra raça como gente normal. Que estuda, trabalha, se diverte, é rico, pobre, tem emprego bom ou ruim, sem que isso se relacione a raça.
Me desilude e cansa saber que, apesar de vivermos no país mais rico em misturas que existe, esse assunto ainda é difícil de se achar em materiais para criança.
Mas, a luta continua! rsrsr
Se alguém puder ajudar ou tiver alguma dica, estamos aceitando.
Beijos, Evelin.