segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Exemplos

Na mesma velocidade que eles aprendem a falar, aprendem a argumentar. Agora lá em casa tudo tem que ser muito bem explicado e os porquês chovem ao longo do dia. Surgem também as resistências verbalizadas e justificadas - "não queio escovar o dente porque tá já escovei de manhã", "não queio cortar a unha porque tá bonita assim mesmo", e por aí vai, um festival de "não queio".


E aí vem vc, mãe paciente, explica tudo nos mínimos detalhes, fala do bichinho da cárie, do sr bafão, do sr banguela e nada. Então, nesses momentos de crise, tenho criado umas historinhas, reproduzindo exatamente a mesma situação, só que entra um personagem na parada. E Caio super curte, vidrado na história e quando acaba sai correndo pra fazer o que eu estava há séculos tentando convencer. Engraçado como os maus exemplos alheios exercem poder!


Nessa onda das histórias, temos 3 vilões personagens que no final viram mocinhos: O João, que morde os amigos; o José, que não gosta de escovar os dentes; e o Joaquim, que não gosta de cortar as unhas. Vira e mexe faço confusão com os nomes e ele mesmo corrige: _ não mamãe, tá errado, esse é o que não gosta de cortar as unhas. rsrsrsr Nem preciso dizer o desenrolar da história - os meninos não fazem o que a mãe está pedindo e se dão suuuper mal. No final voltam atrás e vivem feliiiiizes para sempre.


Sei que isso tem sido uma beleza, sigo criando historinhas. O filme Toy Story, também tem um personagem, o Cid, um menino que maltrata os brinquedos, que também já serviu muito de exemplo a não ser seguido. O Cid é tão citado lá em casa que parece até um habitante do local.


Bjos, Vanessa