sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Brinquedos e brincadeiras.

Essa semana li uma coluna na Pais e Filhos que falava sobre brinquedos e brincadeiras e, dentre outras informações, dizia do péssimo hábito de se comprar muitos brinquedos, em especial os eletrônicos, e de se fazer cada vez menos brincadeiras.
Eu sou bem mais consumista do que gostaria e, por ter filho e trabalhar com criança, acabo comprando brinquedos demais. E necessariamente não é desperdício, pq além das doações de sempre,  acabo levando vários brinquedos do meu filho, quando não estão sendo utilizados em casa, pro consultório. E assim o brinquedo é usado atééé o fim de seus dias.
O importante mesmo é saber brincar, e pra isso não é necessário ter brinquedos caros, bacanas, da moda, com luzes, botões e etc.  É preciso ter criatividade, ter alguém que te ensine ou que aprenda com vc, ter curiosidade, ser criança como nos velhos tempos.
Mas eu também não condeno esses brinquedos que citei acima não!! Adoro! Compro  pro meu pequeno e  brincamos muito.
 O melhor de tudo é saber que o brinquedo pode ser explorado de diversas formas diferentes. Não é  pq  vem como uma regra específica que só pode ser usado daquele jeito.  Respeitadas as normas de segurança, todo brinquedo pode servir para o que vc quiser.  Pra mim não existe nem  brinquedo que faça mal nem brinquedo educativo, o que existe é brinquedo! O uso dele é determinado por quem brinca.
E é aí que entra a brincadeira. O brinquedo sozinho não pode fazer nada, mas a brincadeira sim... Essa pode te ajudar a respeitar o outro, compartilhar, aprender regras pra vida inteira, a ser mais criativo, mais independente, mais esperto, ajuda no aprendizado escolar e muitas outras mil coisas.
Brincar requer disposição e vontade, e os brinquedos são muito bem vindos, mas não são indispensáveis!
Brincar todos os dias, seja de algo conhecido, seja ensinando uma brincadeira nova, no tempo que for possível, é uma das melhores contribuições que podemos dar para o futuro dos nossos filhos.
Beijos, Evelin.