quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Minha família colorida!!

Acho que já devo ter falado aqui umas mil vezes sobre a escassez de livros infantis que abordem famílias multirraciais. Aparece um cá, outro lá, mas quase nunca consegui achar um onde o negro não fosse pobre, sem estudos, fugitivo, escravo ou qualquer outra coisa do tipo.
Aí, certo dia, tava passando em frente a uma livraria que costumo frequentar, e a dona me chamou e disse que o pai dela, Elias Kaufman, ia fazer pra mim, inspirado nas nossas conversas, e que finalmente teríamos o tal livro que tanto falo.
Achei que tinha me emocionado o suficiente no dia que recebi essa notícia, mas ontem foi o dia do lançamento!
Ficou lindo! Ficou simples, bonito, enfim...
Miguel veio ao lançamento e foi apresentado a todos como a inspiração e motivação para o livro - quase morri!
Não consigo saber o que me emociona mais: se é o livro em si, se é o poder transfomador que temos quando contamos nossas histórias, se é ter inspirado alguém a escrever , se é saber que agora várias pessoas vão ter essa história em suas casas...
Não sei o quanto isso representa nesse papo todo de preconceito racial, mas também nem quero saber, o que me interesse nesse contexto todo é saber que pode sim ter livro ou qualquer outro material que fala de pessoas e famílias sem rótulos e preconceitos.
Quero que meu filho cresça sabendo que as pessoas podem ser aquilo que elas quiserem e que a cor da pele é só mais uma característica dentre tantas outras.
O texto é de Elias Kaufman e as ilustrações são de Noel S. Marinho.


Beijos, Evelin.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Futebol

Desde o ano passado tentamos regularizar a prática de um esporte. A natação foi a primeira escolha, começou a fazer com 1 ano e pouco. Curtia bastante as aulas, mas eram feitas com a participação do pai por ainda ser muito pequeno. Daí por conta de crises e mais crises de bronquites, resfriados e afins, deu um intervalão e quando tentamos recomeçar tudo pareceu ter ido por água abaixo.Criou uma super resistência com o assunto, tentamos várias estratégias e nada. Até então a pessoa se recusa a entrar na água, com direito a escândalos e tudo mais.

Pausa nas tentativas.

Fomos para o judô. Sem grandes sucessos até então. Caio diz que já sabe dar golpes e cambalhota e que não precisa fazer aula!

O futebol. Não sei quem ficou mais feliz com a possibilidade dessa aula, se o pai ou a criança. Caio espera ansioso pelo dia e hora da aula. No dia acorda cedo e ele mesmo veste o uniforme completo, com direito a meião e chuteira e fica lá impaciente querendo ir pro campo! E, na aula, mesmo sendo o menorzinho, não faz feio não! Ainda não dá conta das regras do jogo em si, mas consegue seguir o treino direitinho! #orgulhodepaiemãe. Sempre antes da aula me pergunta se quero um gol no ângulo ou no cantinho e me liga sempre depois da aula pra contar! rsrs

Enfim, o futebol é a sua grande paixão até então. A professora da escola diz que é a brincadeira que predomina todos os dias no recreio. Sua panelinha é a galera do futebol. No condomínio a mesma coisa, desce todos os dias com bola e se junta aos mini aspirantes a jogador de futebol.

Será que devo já me acostumar com a idéia de ter um filho jogador de futebol?? rsrs

Beijos, Vanessa

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Novas!

#  Estava colorindo um desenho com Miguel e ele começou a pintar tudo de preto, daí eu disse que não tava legal pq desse jeito não dava pra ver o céu, as nuvens, e as outras coisas do desenho... passou...
No dia seguinte, assim que chegou da escola perguntou:
 - Pai, qual é sua cor?
 - Preto!
 - E a minha?
 - Branco!
 - Ah tá! Pq preto é feio né? Preto não é legal!
 - Quem te disse isso?
 - A mamãe ué!
O marido me contou isso e na hora não consegui saber pq ele tinha dito isso, no dia seguinte, no trabalho, achei o tal desenho em preto e juntei as peças dessa história. Aí quando cheguei em casa expliquei que preto é uma cor linda, mas que naquele desenho eu não tinha gostado etc tal.....
 
 
# Vai ter uma peça de teatro na escola dele, e pelo que entendi, ele é o menino que conta a história... não sei bem, pq toda vez que pergunto ele diz: é segredo! Só quem for na escola ver é que vai saber!
 
-
 
# Miguel quase todos os dias chora quando eu saio pra trabalhar. Dia desses me disse que eu não preciso vir aqui pra "brincar" com as crianças pq eu tenho brinquedos e criança em casa!!
 
-
 
# Num desses dias de chororô, eu expliquei que trabalho todos os dias pq amo o que faço, pq escolhi esse trabalho pra mim, pq com ele posso ajudar muitas crianças que ainda nao sabem falar/ler/escrever, e, pq ganho dinheiro pra gente poder fazer um monte de coisas legais.
Ele olha e fala: entao qdo eu crescer tb vou ter um trabalho e vou sair todo dia e voltar à noite. E quando meu filho chorar pra eu não ir vou dizer q é muito importante pq os bichos precisam de mim tb (ele anda dizendo que vai ser médico de bicho e jogador do Fluminense).
 
-
 
# Tá bagunceiro e moleque nível master. Faz mil besteiras e sai falando: ó, não fui eu! Ou, quando vc dá bronca ele fala: Ah! Me deixa! Eu sou criança!
 
 

Bjos, Evelin

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Semana Internacional da Dislexia




Vc sabe o que é Dislexia?
Semana que vem é a Semana Internacional de Conscientização sobre a  Dislexia. Muitas pessoas estão envolvidas na divulgação desse assunto: artistas, jornalistas, times de futebol...
Vamos divulgar!
Mesmo que vc não conheça nenhum disléxico, ou não esteja envolvido diretamente com o tema, nos ajude a divulgar compartilhando com seus amigos!!
A Dislexia não pode impedir os planos de ninguém!!
Pra maiores informações sobre a Dislexia e a campanha acesse: www.eloufrj.com.br.

Bjos, Evelin

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

É livro mas é brinquedo!

Miguel ganhou ontem um presente muito bacana!
É livro sobre um navio pirata e tanto pode ser "usado" na forma de livro, como pode virar um tapete pra criança deitar e ler ou brincar em cima das ilustrações.
Mas o mais legal de tudo é que pode ser montado como um navio pirata pra entrar e brincar.
Na mesma hora Miguel quis o chapéu de pirata dele! rsrs
Adorei!
Bjos, Eve.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Livros!!

Mais uma vez está no ar a campanha de doação de livros do Itaú. Adoramos divulgar isso aqui pq adoramos livros! E livros de boa qualidade, de graça, entregues na nossa casa é tudo de bom!
Tem que correr pq acaba rapidinho. Aí vai o link pra pedir a doação.

https://ww2.itau.com.br/itaucrianca/peca_colecao.aspx


Bjos, Evelin.